terça-feira, 2 de março de 2010

Oficina de quadrinhos no Centro Cultural São Paulo e algumas HQs

Fala galera!!!

Segue o texto de divulgação de uma Oficina de HQ que eu ministrarei no Cetro Cultural São Paulo e algumas HQs para ilustrar o post.

"Comunicamos que Alexandre Manoel (colunista no site ImpulsoHQ e um dos editores da revista Subversos) ministrará uma Oficina Gratuita de Histórias em Quadrinhos no Centro Cultural São Paulo.

O objetivo da oficina é proporcionar aos participantes contato com as diversas etapas na produção de uma HQ, desde a idéia inicial à arte-final. Através de aulas expositivas, os alunos aprenderão sobre técnicas usadas ao longo do processo de criação de uma história – que resulta, também, num contato com a história dessa linguagem, seus principais gêneros e autores. Os participantes serão instruídos a pensarem na HQ como um todo (gênero, roteiro, desenhos, arte-final, diagramação etc.), a explorarem as possibilidades expressivas do meio e a desenvolverem seus discursos pessoais.

A oficina terá 8 aulas nas quais serão abordadas os seguintes temas: Estímulos e técnicas para a geração de idéias; conceituação e criação de argumento; características dos principais gêneros; apresentação e conceituação do plot; relevância, observação, criação e pesquisa de ambientes; criação, caracterização e diálogos de personagens; técnicas e estilos de desenho; ritmo, diagramação, enquadramentos e composição de cenas.

A oficina é destinada a toda e qualquer pessoa interessada em aprender como criar uma boa História em Quadrinhos. É fundamental que o participante tenha interesse em todas as etapas no desenvolvimento de uma HQ.

A oficina será realizada no período de 10/3 a 5/5, todas as quartas, das 15h às 18h na gibiteca Henfil.

Número de vagas: 20.
Idade mínima: 14 anos.
Período de inscrição: de 2 a 5 de março.
Local de inscrição: Centro Cultural São Paulo, de terça a sexta, das 10h às 17h.
Dúvidas/ Contatos: 3397-4036 / 3397-4037 (Divisão de ação cultural educativa).

 
HQ Cidade Marrom (publicada na Subversos 3). O Objetivo era fazer uma HQ sobre o meu bairro. Foi a primeire vez na minha vida que eu pintei no photoshop. Acho que ficou legal.

 HQ O Desejo (em parceria com o desenhista Alescio Vieira). Aprecio bastante esse trabalho, sobretudo devido aos desenhos. O roteiro eu bolei no meio de uma conversa descontraída com meu irmão.

HQ Vidas Anonimas (publicada na Subversos #1). Originalmente era um poema que eu fiz na época de faculdade e, devido aos prazos apertados para fazer uma HQ mais longa, adaptei para os quadrinhos. Adoro aguada, acho muito dificil ver um trabalho ruim com aguada.

3 comentários:

  1. Parabéns, Alexandre! :D
    Pena que trabalho nesse horário...

    E ficou massa a nova cara do blog! :O

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelos comentários Manoel, eu particularmente também prefiro os trampos "de verdade" aos digitais, mas o mercado impõe que o ilustrador saiba mexer com esses programas, então tô fuçando.
    E parabéns pelo empenho, além de quadrinhista, editor e colunista, o cara é oficineiro! Foi legal?

    Abraço!!!

    PS: Ah, como faço para conseguir as últimas edições da Subversos?

    ResponderExcluir